E aí galera. Não, não estou doente... Mas estou postando bastante, pois ando tendo boas idéias (ou não). Hoje vou falar da importância da música para as nossas vidas. Considero-me uma pessoa eclética e já ouvi de quase tudo nessa vida. Passo horas ouvindo musica, para mim não há nada melhor. É relaxante, envolvente, a música é, em minha opinião, uma forma de arte que consegue interagir de uma forma direta com os sentimentos da pessoa. Não é incrível o fato de que a música consegue traduzir nossos sentimentos com uma incrível precisão? Sejam sentimentos de angústia, de dor, de felicidade, de euforia, em fim...
Mesmo se não conhecermos o significado da letra, se houver, somente pelo ritmo já conseguimos descobrir se falam de amor, de sonhos, de dinheiro, etc. Um método nada confiável, aliás, você pode achar que a música tem um ritmo bonito, mas que fala de algo totalmente diferente. Acho interessante a abordagem literária adotada em algumas letras, a semântica é gerada pela repetição de sons e fonemas como na música “Mergulho Marítimo”
Eu disse "she" é ela
Ela disse "he" é ele
What time is it?
Não vejo a hora
Dissemos agora é hora now da embarcação partir
Gritamos "she"
Nos divertimos
Pensamos "it"
Cadê la playa?
E mergulhamos de molhar barra-de-saia
E bermuda e chinelo, short, tomara-que-caia
Uma chuva bem gostosa, aromática e cheirosa
Misturando verde, cinza, tarde cor-de-rosa
Brinque de qualquer coisa que for maravilhosa
O xote é tiro
O xote é ritmo
Tiramos o short e demos um mergulho marítimo
Reparem o jeito como o autor brinca com as palavras, usando expressões em inglês, em português e em espanhol, acaba criando um ritmo bem interessante, apesar da letra em si não fazer o menor sentido. Apesar disso podemos atribuir um sentido para a letra. Veja:
E mergulhamos de molhar barra-de-saia
E bermuda e chinelo, short, tomara-que-caia
Podemos pensar que é a peça de roupa feminina e também algo como um desejo de que a pessoa caia “tomara que caia”.
ou em:
Interessante é que uma mesma letra pode ter vários significados de acordo com cada interpretação pessoal, já que no nosso universo a realidade é interpretada através da percepção que está em constante mudança.
Não deixo por mais, eu sou um fanático pelo Iron Maiden, as musica me fazem sentir euforia, uma sensação de grandeza. Ouço Pink Floyd, quando quero me sentir mais calmo e Abba quando estou me sentindo mais contente. A musica expressa o que eu sinto, não consigo me imaginar sem ela.
Clovis Guerim Vieira