Inteligência Superficial

Inteligência Superficial
Penso logo insisto.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Uma idéia sobre a Liberdade.

Talvez a incompatibilidade vista hoje no mundo moderno tenha se originado da incapacidade humana de aderir outras formas de pensamento. O que vivemos hoje é a prova de que a liberdade, que tanto lutávamos antes para conseguir e que, depois de tê-la conquistado de forma inequívoca, está sendo extraviada de nossos corações.

O primeiro indício de perda do nosso ideal liberal é a falta de individualismo. A mídia impõe padrões estéticos para nós seguirmos: ter um corpo esbelto, sarado e livre de imperfeições (ah, e o mais importante é claro, usar roupas e acessórios da moda, ter o carro do ano, o celular mais moderno e não para por aí). Mas ninguém se torna perfeito por aderir tais padrões estéticos. Diga-se de passagem, o ser humano é livre para fazer o que bem entender, o problema é a sociedade que o julga e não o deixa sair impunemente de atos considerados banais aos olhos dos demais.

O segundo indício de que esquecemos de vez dos ideais da liberdade é o fato de aceitarmos basicamente tudo o que nos é dito, raros são os casos de pessoas que contestam e expressam suas opiniões. Pessoas que fogem dessa regra estão ganhando muito dinheiro entre a comunidade científica e filosófica. Temos que impor a nossa verdade e ir atrás dos nossos objetivos. A verdade é apenas um jogo de convencimento, não devemos aceitar verdades alheias sem contestá-las.

Apresento-lhes uma grande contradição: se temos que integrar e analisar os pensamentos de outrem e tentar de alguma forma adaptar o nosso pensamento para torná-lo equivalente ao pensamento do próximo, por que teremos que contestá-lo primeiro? A resposta é simples, apesar de alguns teoremas incompatíveis poderem ser igualmente verdadeiros se integrados em diferentes sistemas lógicos, há aqueles, porém, que são absolutamente equivocados. Todavia podemos transformar e integrar teoremas verdadeiros e evoluir.

A liberdade, tal como almejamos, se baseia unicamente na capacidade do homem evoluir utilizando, dentro dos demais meios, os pensamentos e ideais da coletividade, uma ajuda mútua pela liberdade coletiva. Para que a liberdade adentre novamente em nossos corações devemos contestar e analisar criticamente os debates políticos, os modismos televisivos, as notícias, em fim, absolutamente tudo. Garantir a liberdade significa opor-se às injustiças e assegurar o progresso, mudando o contexto político econômico social.


Clóvis Guerim Vieira


Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário