Inteligência Superficial

Inteligência Superficial
Penso logo insisto.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Física Quântica

Do que se trata o estudo da física quântica? É o estudo do comportamento de objetos que não se enquadram aos regimes newtonianos ou relativísticos, digo relativísticos, pois o que é estudado na quântica clássica não vale pra esses fenômenos. Para isso há a quântica relativística.
Para ilustrar o comportamento anormal dos objetos quânticos imagine que você tem uma arma que consegue disparar um fóton por vez. Você o dispara contra uma fenda e atrás dela há um anteparo. O que você observa após vários disparos pela fenda? Que forma-se um padrão, observado somente em experiências corpusculares, a projeção dos fótons sobre o anteparo terá a forma da fenda. Agora, se for colocada uma segunda fenda e os mesmos objetos quânticos forem disparados algo estranho acontece, a projeção dos objetos no anteparo possui um fenômeno de onda chamado de interferência. Até aí poderíamos deduzir que os fótons estariam passando hora por uma fenda e hora por outra, e que quando passassem estariam tombando uns com os outros, causando o fenômeno observado. Mas pra nossa grande surpresa quando é colocado um equipamento para medir por onde os objetos estão realmente passando o padrão corpuscular é observado.
O simples ato de observar ou medir muda o resultado da experiência. Então qual seria o papel do observador, no nosso mundo o observador é inerte a experiência, mas no mundo quântico ele consegue interagir pelo simples ato de observar. Alguns defendem a idéia do pampsiquismo que é a idéia de que a matéria é inteligente, como se o fóton pudesse escolher se teria um padrão de onda ou não. Um físico chamado Broglie defendia a idéia da dualidade onda-partícula afirmando que toda partícula apresenta um comprimento de onda, O que explicaria por que os fótons estavam sofrendo difração: se a fenda é da mesma ordem de grandeza dos objetos, claro. Devemos então associar uma partícula à uma onda, mas essa onda não pode ser monocromática por exemplo, pois em quântica trabalha-se com probabilidade e uma onda desse tipo é totalmente harmônica, a probabilidade será igual em qualquer parte da onda. Então vamos pensar em uma onda com um padrão de ‘ruído’.
Onda monocromática:














Onda com um padrão de ‘ruído’:














Mas vamos falar de contas, a principal equação da mecânica quântica, a equação de Schrödinger em 1 dimensão:








Essa equação é aplicada, por exemplo, na teoria do poço de potencial infinito, que é basicamente quando submetemos uma partícula à um ‘ambiente’ cuja as laterais ou bordas possuem barreiras impenetráveis, daí surge o que chamamos de ‘potencial degrau’ que é quando uma partícula de massa ‘m’ que se movimenta num potencial V(x), em que V(x) = 0 para x < 0 e V(x) = Vo > 0 para x > 0, possui uma determinada direçã, pra esquerda digamos, para cada caso a equação de Schrödinger pode ser escrita de maneira distinta.
Apesar de parecer bastante exótico pela visão da mecânica clássica, o efeito de penetração de barreira (tunelamento) já era um velho conhecido da física ondulatória. Por exemplo, quando uma onda luminosa incide de um meio de índice de refração maior para outro com índice de refração menor, dependendo do ângulo de incidência, pode ocorrer o efeito de reflexão total da luz. Porém, em perfeita analogia com o efeito quântico de penetração de barreira, o campo eletromagnético ondulatório da luz penetra um pouco na região com índice de refração menor, decaindo exponencialmente quando a distância até a interface entre os dois meios aumenta. Essas ondas penetrantes são conhecidas como ondas evanescentes. Dessa forma, o efeito de penetração de barreira pode ser entendido como mais uma manifestação da natureza ondulatória da matéria.














O estado quântico de uma partícula é descrito por sua função de onda, que satisfaz à Equação de Schrödinger. O módulo ao quadrado da função de onda nos dá a amplitude de probabilidade de encontrarmos a partícula numa certa posição. A cada grandeza física corresponde um operador quântico. Assim, com o conhecimento da função de onda, é possível obter o valor esperado das medidas dessa grandeza.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Anti épico

O sábio rei, como sempre, observa o treinamento de seu primeiro filho. Olhos de guerreiro lançando um olhar frio e calculista em seu oponente e o derruba em menos de cinco segundos.
-Bravo -Grita o rei
Antes que o garoto pudesse dizer algo aparece um homem gritando: - Fogo! Vossa Majestade, Fogo! Destruição por todo o lado, a vila queima enquanto os bárbaros nos atacam!
Providente e furioso o rei ordena que o seu mensageiro procure os cinco mais fortes guerreiros do reino, convenientemente localizados em uma taverna a cinco metros de distância. Assim o mensageiro fez, agrupou os nobres guerreiros que foram de prontidão para o castelo falar com o rei.
-Vieram rápido... Meus bons amigos, eu até ofereceria um drinque, mas estamos sendo atacados. Meu filho liderará vocês, cavaleiros. E os conduzirão até a batalha. Devem partir imediatamente - Disse o rei.
Chegando no local da batalha, o nobre de sangue azul grita aos bárbaros: -Saiam daqui ou enfrentarão a eminência e fúria da minha lâmina.
Sem esperança de que os bárbaros fossem obedecer ou entender, o jovem príncipe ordena o ataque. Mas antes mesmo que pudesse sacar a sua arma, um dos bárbaros disse calmamente: - Espere! O que pretendes fazer?
- Desferir-lhe-ei um forte golpe sobre o seu corpo usando nada menos do que a minha gloriosa espada que já provocou a morte de um milhar de homens.
-Disse o príncipe
e o bárbaro retrucou: - Mas por que?
-Não é óbvio? Vocês estão queimando e saqueando nossa bela vila.
-Está é nossa maneira de dizer 'oi'
-Por Deus, não me venham com essa!
-Acredite, só saqueamos aqueles que amamos. Sério, nos cumprimentamos cortando os braços uns dos outros.
-Está bem, bárbaro. Eu acredito. Mas ficarei de olho em vocês.
-Não conte com isso... Nas despedidas costumamos arrancar os olhos dos nossos anfitriões, mas estamos parando com isso. Vamos embora galera, foi um prazer conhecê-los
Os bárbaros então bateram em retirada e o pequeno grupo de guerreiros voltou ao castelo dar as boas notícias ao rei.

Mini-Onu

Participei de uma versão do Mini-Onu (como delegado do Sião) em 2007.
Deixo aqui alguns registros que achei que deveriam ser digitalizados.

Terrorismo

O terrorismo está sendo facilmente difundido nos dias atuais graças a internet e outros meios de comunicação que fazem a cabeça dos jovens. Os sites terroristas mostram como ser um terrorista, dicas de como fazer bombas e outros artigos, mostram inclusive imagens de atentados que terminam por encorajar os jovens.

O Sião pede aos delegados presentes sugestões que previnam a ação terrorista no mundo.


____________________

Comitê Historico (Tratado de Versalhes)
Liga das Nações

Saint Germain-en0laye- Com a Austria estabeleceu condições que reconhecia a independência da Hungria.
Nevilly - Bulgária
Trianon - Hungria
Sèvres - Turquia - Estado curdo independente que abrange as porções do império otomano.
"Devolvam a Alsácia e Lorena para a França"
Indenização:
- Quantia de 33 Bi de dólares;
- Exército não poderá ter mais de 100 mil homens;
- Ceder as colônias, submarinos e navios marcantes à Inglaterra e França;
- Ceder a mina de carvão da Serre à frança por um prazo de 15 anos.